A cirurgia para trocar prótese de silicone nos seios tem sido cada vez procurada, pois os implantes mamários são usados há muitos anos. Confira as principais perguntas e respostas sobre a cirurgia plástica de troca de prótese.
Muitas pacientes ficam em dúvida se está na hora de trocar seus implantes e fazer uma cirurgia para trocar prótese de silicone.
Não há um tempo pré-definido em que as próteses devem ser trocadas.
1. Como saber se preciso uma cirurgia para trocar prótese de silicone?
O principais motivos que levam a necessidade de trocar os implantes são:
- o endurecimento da cicatriz que se forma ao redor da prótese (contratura capsular);
- após gestação quando ocorre mudança nos seios (a cirurgia para trocar prótese de silicone pode ser associada à uma cirurgia plástica para levantar os seios)
- ruptura da prótese de silicone
- desejo de colocar um tamanho maior de prótese de silicone
A principal indicação de trocar o silicone é feita através de um exame físico aliado ou não à algum exame de imagem.
Esses alguns sinais que indicam uma provável necessidade de trocar a prótese de silicone:
- endurecimento dos seios
- prótese visível ou palpável com dobras na superfície
- dor persistente e desconforto na mama
- desejo por melhorar estética após gestação (geralmente flacidez)
- desejo de colocar uma prótese de silicone maior, ou menor na minoria dos casos
2. Quando é necessário trocar a prótese?
Os sinais acima são indicativos que pode haver a necessidade de realizar uma cirurgia para trocar prótese de silicone. O fundamental é que a necessidade de realmente trocar os implantes seja conversada e avaliada com um cirurgião plástico da sua confiança.
Assista meu último vídeo sobre prótese de silicone.
3. Existe tempo definido para a trocar o silicone?
Não. O conceito de que as próteses devem ser trocadas em períodos pré-definidos (geralmente 10 anos) não é mais verdadeiro.
O corpo de cada paciente reage de maneira diferente, portanto, cada paciente terá ou não necessidade de trocar prótese conforme a sua evolução.
Algumas técnicas como o dual plane para colocação de prótese de silicone diminuem a necessidade de troca dos implantes a longo prazo, o que é apenas um dos grandes benefícios da técnica de dual plane.
Está gostando desse artigo?
Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes para receber novos conteúdos.
[optinform]
[divider height=”20″ line=”1″]
4. Como é feita a cirurgia para trocar prótese de silicone nos seios?
A cirurgia é muito semelhante a primeira cirurgia para colocação de silicone. A mesma cicatriz pode ser usada para a troca sem necessidade de cortes adicionais.
A capsula (cicatriz) que se forma em volta dos implantes é liberada ou, em alguns casos, completamente retirada, sendo feita a substituição das próteses de silicone.
Em alguns casos o plano em que está colocada a prótese também é modificado para diminuir os bordos palpáveis e a chance de re-operações – em muitos casos, utilizo a técnica de dual plane para essa finalidade.
5. Como é a recuperação da troca de silicone?
A recuperação é muito semelhante a de uma cirurgia inicial. A cirurgia para trocar a prótese de silicone nos seios é feita de maneira ambulatorial, sem necessidade de internação hospitalar.
Assim como em uma cirurgia comum para aumento das mamas, a maioria das pacientes já pode inclusive colocar prótese de silicone e jantar em casa.
Confira aqui esse vídeo sobre prótese de silicone Dual Plane.
6. Qual o valor da cirurgia plástica de troca de prótese?
O preço de uma cirurgia plástica sempre leva em conta a complexidade de cada caso e a avaliação individual de cada paciente. Por tratar-se de uma cirurgia em que pode haver muita variação de complexidade entre as pacientes, o preço para trocar as próteses de silicone pode variar bastante.
Aconselho você não somente buscar somente uma cirurgia plástica barata, mas escolher um cirurgião plástico com credibilidade para fazer a sua cirurgia com o máximo de segurança possível.
BAIXE AQUI UM GUIA GRATUITO COM 10 PASSOS PARA ESCOLHER O SEU CIRURGIÃO PLÁSTICO
7. Haverá necessidade de fazer uma nova troca do implante no futuro?
É impossível prever a necessidade de uma nova cirurgia para troca das próteses de silicone.
O cirurgião plástico utiliza o máximo de recursos para que isso não ocorra, mas esse é um fator que, infelizmente, o cirurgião não consegue controlar.
A necessidade de uma nova troca irá depender da reação de cada paciente ao implante mamário.
8. Como deve ser feito o acompanhamento após a cirurgia para trocar prótese de silicone?
O acompanhamento pós-operatório deve ser idealmente feito pelo mesmo cirurgião plástico. Nas minhas pacientes que fazem a troca da prótese de silicone em Porto Alegre fazemos um acompanhamento bastante frequente logo após a cirurgia e com o tempo vamos diminuindo a freqüência das revisões.
O ideal é que você visite a clínica de cirurgia plástica do seu médico, ao menos uma vez por ano – após o primeiro ano – para fazer um exame completo da mama.
Exames de imagem como ecografia mamária, mamografia e ressonância magnética das mamas podem ser usados como complemento no seguimento e avaliação.
9. Há algum cuidado para que as próteses de silicone “durem” mais tempo?
Todos os cuidados para diminuir a chance de troca são tomados durante a cirurgia. Após a cirurgia de troca de prótese de silicone, o principal cuidado que as pacientes devem ter é fazer um acompanhamento regular com o seu cirurgião para poderem aproveitar o máximo a cirurgia e a melhora da auto estima que a colocação de silicone consegue.
Uma resposta
Olá, coloquei silicone fez um ano em agosto, só que achei que ficou muito pequeno, eu pedi ao médico 200, ele colocou 165, e a cicatriz ficou muito grande, dá pra vê em todos os decotes, então não adiantou fazer cirurgia de redução e colocar silicone, se não tenho conseguido usar roupa sem sutiã! Tem alguma indicação? Estou insatisfeita!