Conheça quais os tipos de cirurgia de ptose palpebral para correção das pálpebras caídas
As pálpebras caídas podem ocorrer por diversas razões como: genéticas, trauma nos olhos, envelhecimento precoce do rosto, características da raça de cada pessoa, etc.
Sendo assim, existem diversas técnicas e tipos de cirurgia de ptose palpebral que podem ser indicada para cada caso.
Muitos pacientes quando procuram o cirurgião plástico para fazer uma cirurgia plástica nos olhos – sentindo as pálpebras pesadas, caídas e a aparência sempre cansada – frequentemente estão confusos com os tipos de cirurgia de ptose pálpebral, ou blefaroplastia.
Esse artigo foi escrito para que você entenda um pouco mais sobre os tipos de ptose palpebral, as principais técnicas de cirurgia da ptose palpebral saiba as respostas às principais perguntas e respostas sobre cirurgia de ptose palpebral.
1. Quais os tipos de ptose das pálpebras?
[divider height=”20″ line=”1″]
A ptose palpebal pode ser congênita (presente no nascimento) ou adquirida durante a vida (o tipo mais comum é pseudoptose ou “falsa ptose”), que ocorre por excesso de pele nas pálpebras.
As principais causas de ptose palpebral ou pálpebras caídas são:
Por excesso de pele na pálpebra superior
Fraqueza ou deficiência do músculo elevador da pálpebra (esse é o músculo que mantêm as pálpebras abertas)
Desinserção do músculo elevador da pálpebra
Lesão do músculo de Muller (ajuda a manter os olhos abertos)
2. Quais os tipos de cirurgia de ptose palpebral?
[divider height=”20″ line=”1″]
Existem uma infinidade de técnicas para correção da ptose palpebral. O fundamental é que a técnica indicada pelo cirurgião plástico consiga corrigir as alterações básicas que causam a queda da pálpebra.
Os principais tipos de cirurgia de ptose palpebral são:
Cirurgia de Fasanella-Servat para ptose palpebral
Essa cirurgia geralmente é usada para casos de ptose suave em que ao medir a função do músculo elevador da pálpebra o cirurgião plástico confirma que ele tem função adequada para levantar a pálpebra.
Reparo da aponeurose
O reparo da aponeurose, ou plicatura, é feito quando o músculo que eleva a pálpebra tem boa função, porém o paciente possuí um grau maior de queda das pálpebra (ptose palpebral moderada).
Ressecção do músculo elevador da pálpebra
A ressecção do músculo que levanta a pálpebra, com consequente encurtamento desse, é feita nos casos mais graves. Quando o grau de queda pálpebra é muito pronunciado e a função do músculo é fraca.
Suspensão da sobrancelha/supercílio
O levantamento da sobrancelha ou supercílio é usado quando o grau de queda das pálpebras é muito grande e a função do músculo é muito pobre. É geralmente, o último recurso no tratamento da ptose palpebral.
3. O que ocorre com as pálpebras e os olhos com o envelhecimento ?
[divider height=”20″ line=”1″]
Você ja percebeu isso?
Com o passar dos anos e o envelhecimento do rosto, nossa aparência começa a ficar mais cansada e sem energia, mesmo quando estamos nos sentindo muito bem!
Assista esse vídeo sobre rejuvenescimento do rosto.
Porque que isso ocorre?
O olhar cansado e triste ocorre, principalmente em função do excesso de pele nas pálpebras, e das alterações que ocorrem no músculo que eleva a pálpebra. Com isso há perda da definição do sulco, ou “prega”, da pálpebra e queda da pele por cima dos cílios.
Para colaborar um pouco mais, ocorre também queda da porção lateral da sobrancelha, aumentando ainda mais a ptose palpebral.
4. Qual o melhor tipo de cirurgia para as pálpebras caídas pelo envelhecimento da face?
[divider height=”20″ line=”1″]
A melhor cirurgia irá depender muito do seu caso e das alterações encontradas pelo cirurgião plástico.
Veja alguns exemplos…
Casos em que há:
Muita queda da sobrancelha e excesso de pele: podem precisar de um levantamento de sobrancelha e blefaroplastia.
Excesso de pele apenas: blefaroplastia convencional com ressecção de pele.
Excesso de pele e alteração no sulco palpebral: retirada da pele e delineamento do sulco das pálpebras pela técnica de fixação supratarsal.
Ptose palpebral verdadeira: cirurgia de ptose palpebral clássica com correção do músculo elevador da pálpebra.
5. Com que idade devo fazer uma cirurgia de pálpebras ou blefaroplastia?
[divider height=”20″ line=”1″]
A blefaroplastia para rejuvenescimento facial e dos olhos pode ser feita em pacientes de qualquer idade que tenham excesso de pele e desconforto com a aparência das pálpebras superiores.
Nos pacientes que tem excesso de pele por características genéticas herdadas do pai ou da mãe, os primeiros sinais de desconforto costumam aparecer em torno dos 25 anos.
É comum a crença de que deve-se esperar envelhecer mais para fazer uma cirurgia de pálpebras.
O que é um grande engano, pois:
“Quanto mais cedo a cirurgia plástica de pálpebras caídas for realizada, melhores e mais naturais serão os resultados”
Assista esse vídeo cirurgia das pálpebras e tire suas dúvidas.
6. A cirurgia das pálpebras caídas é uma cirugia simples?
[divider height=”20″ line=”1″]
Ao contrário da crença de muitos pacientes, que a cirurgia da ptose palpebral ou blefaroplastia é uma cirugia simples, atingir o grau de correção necessário para corrigir as pálpebras caídas é sempre bastante complexo.
Muitos têm em mente que “retirar uma belezinha” dos olhos, irá melhorar o problema dos olhos caídos, e isso, na imensa maioria dos pacientes, não irá resolver o problema.
A cirurgia plástica dos olhos é complexa, e deve sempre ser feita por um cirurgião plástico especialista, afim de se obterem o melhor e mais duradouro, grau de correção das pálpebras.
O principal fator que irá oferecer o melhor resultado para cada tipo de paciente é a escolha da técnica mais apropriada para cada caso. Existem centenas de técnicas de cirurgia das pálpebras – a escolha e domínio da mais indicada exige experiência e um enorme senso estético do cirurgião plástico.
[call_to_action text=”Receba novidades gratuitamente” btn_title=”QUERO RECEBER” btn_link=”http://www.gustavoalvarez.com.br/blog-da-plastica-2″]
7. Como é feita a cirurgia para ptose palpebral ou blefaroplastia no asiático?
[divider height=”20″ line=”1″]
A blefaroplastia no paciente asiático é um extenso assunto nos livros de cirurgia plástica.
Você já deve ter notado a principal característica das pálpebras dos pacientes asiáticos…
Os pacientes asiáticos não possuem o sulco ou “prega” acima dos cílios, o que faz com que os olhos fiquem com a aparência mais cansada precocemente.
O principal objetivo da cirurgia das pálpebras superiores para asiático, é fazer com que esse sulco supratarsal, seja naturalmente recriado através da inserção do músculo que levanta a pálpebra na pele. Isso, aliado a ressecção do excesso de pele consegue um ótimo rejuvenescimento para os olhos orientais.
8. Qual o preço da cirurgia de ptose palpebral?
[divider height=”20″ line=”1″]
O preço da cirurgia das pálpebras caídas pode variar bastante dependendo do seu caso.
Você pode perceber ao ler o artigo acima que existem diversas técnica para correção da ptose palpebral e das pálpebras caídas.
Com isso…
O preço da cirurgia de pálpebras irá depender diretamente de uma avaliação personalizada e da técnica que irá ser indicada pelo cirurgião plástico.
Durante a minha consulta (trabalho como cirurgião plástico em Porto Alegre), tento sempre entender quais razões levaram os pacientes a buscar uma cirurgia plástica e quais expectativas têm com a cirurgia.
Somente assim, consigo indicar a técnica que irá conseguir os melhores resultados para aquela determinada pessoa.
A complexidade da técnica e o tempo estimado de cirurgia têm relação direta com o valor da cirurgia de ptose palpebral ou blefaroplastia.
Fazemos essa cirurgia plástica em hospital para maior segurança dos pacientes, o que também pode ter um impacto no preço da cirurgia para pálpebra caída.
Se você está pensando em fazer uma cirurgia plástica nos olhos, a melhor maneira de você saber quanto custa uma cirugia das pálpebras é através de uma consulta personalizada com um cirurgião plástico da sua confiança.
9. A cirurgia de ptose palpebral pode ser feita pelo plano de saúde ou convênio?
[divider height=”20″ line=”1″]
Quando o paciente apresenta ptose palpebral congênita ou adquirida com prejuízo à visão, os planos de saúde costumam cobrir a cirurgia de ptose palpebral. É claro que isso irá depender muito, do grau de cobertura de cada plano.
No meu caso, atendo como cirurgião plástico em Porto Alegre pela UNIMED e na prática a autorização para a cirurgia é feita após a primeira consulta, quando encaminhamos um laudo para o convênio.
Nos casos em que a cirurgia das pálpebras tem fins apenas estéticos os convênios não autorizam a realização da cirurgia.
Para saber mais informações sobre rejuvenescimento facial, baixe aqui o guia gratuito “Como recuperar a beleza perdida com o tempo”
Qual pergunta você gostaria de ter respondida pessoalmente? Deixe sua pergunta nos campos abaixo que será um prazer lhe ajudar!