Ginecomastia – perguntas e respostas comuns

Confira as principais perguntas e respostas sobre ginecomastia ou redução das mamas masculinas e saiba qual o melhor tratamento para ginecomastia.

Ginecomastia é o nome técnico dado ao aumento das mamas nos homens, sendo motivo comum de preocupação nos homens tanto por motivos estéticos quanto por desconforto ou dor na região mamária. Apesar de ser uma doença na imensa maioria das vezes benigna, é fundamental buscar a avaliação com um especialista para certificar-se da natureza do quadro.

Felizmente, em raros casos, a ginecomastia pode ser um tumor maligno. Isso mesmo… homem também pode ter câncer de mama.

Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre ginecomastia e saiba a importância de procurar um cirurgião plástico especialista da SBCP para tratamento do aumento da mama masculina.

1. Quais as causas de ginecomastia?

O aumento das mamas no homem pode ocorrer por diversas causas como: distúrbios hormonais, uso de drogas, medicamentos, uso de esteróides anabolizantes, excesso de peso ou obesidade, doenças sistêmicas (cirrose), tumores, idiopática, etc.

A idiopática (sem causa definida) é a mais comum delas.

2. A ginecomastia na adolênscencia é normal?

O aumento da mama masculina é normal em algumas fases da vida. É comum e normal na adolescência (início da puberdade). As mamas masculinas podem aumentar também no recém-nascidos e idosos.

3. Como é feito o diagnóstico de ginecomastia?

O diagnóstico é clínico, ou seja, é feito através da história médica e do exame do paciente. É fundamental que o cirurgião plástico faça uma avaliação completa do paciente afim de excluir causas patológicas do quadro. Algumas vezes, pode ser necessária avaliação adicional com um endocrinologista para afastar causar hormonais e metabólicas.

O ultrassom (ecografia das mamas) irá confirmar os achados do exame clínico, sendo apenas um método complementar para o diagnóstico.

BAIXE AQUI E-BOOK GRATUITO “10 PASSOS PARA ESCOLHER UM CIRURGIÃO PLÁSTICO COM SEGURANÇA”

4. A ginecomastia sai com o tempo?

Há regressão das mamas masculinas nos casos em que o aumento ocorre na puberdade (geralmente após dois anos) e em alguns casos provocados por medicamentos ou doenças passíveis de tratamento.

Quando a ginecomastia é antiga dificilmente irá regredir sozinha.

5. A ginecomastia tem cura?

Nos casos em que há um causa reversível (uso de drogas, uso de medicações, doenças controláveis) poderá haver melhora tratando-se a causa de base. De qualquer maneira, como a maioria dos casos não tem causa definida, o tratamento de cirurgia plástica para ginecomastia é a melhor solução.

6. O aumento das mamas no homem é sempre bilateral ou existe ginecomastia unilateral?

Pode ocorrer das duas maneiras não significando problema maior. A ocorrência de assimetria entre as mamas é bastante comum. A cirurgia para ginecomastia bilateral tenta sempre harmonizar as duas mamas, entretanto quando a assimetria é muito grande ela pode permanecer em menor grau.

7. O tratamento para a ginecomastia unilateral é o mesmo?

Sim. O tratamento visa a retirada da glândula ou gordura afim de obter o máximo possível de simetria com o outro lado.

8. Existe remédio para a ginecomastia?

Em casos selecionados pode ser feito tratamento medicamentoso com tamoxifeno com boa resposta. Pacientes em que a medicação não consegue uma boa regressão do quadro, são candidatos a cirurgia plástica.

9. Ginecomastia diminui com academia?

Quando o aumento das mamas nos homens é causado por tecido glandular ou gordura localizada não haverá melhora significativa com exercícios físicos e academia. Na minha prática clínica como cirurgião plástico em Porto Alegre percebemos que, algumas vezes, o excesso de exercício na academia pode até aumentar as mamas no homem.

10. A ginecomastia tem tratamento?

Existem bons tratamentos cirúrgicos. Como a evolução da lipoaspiração as cicatrizes são cada vez menores e os resultados esteticamente mais agradáveis e naturais.  O fundamental é a buscar um cirurgião plástico especialista que possa indicar o melhor tratamento para cada caso.

11. A ginecomastia pode voltar depois da cirurgia?

Após a operação de ginecomastia é muito incomum haver recorrência. As mamas podem aumentar em pacientes que ganham muito peso após a cirurgia ou venham apresentar algum distúrbio hormonal ou metabólico não tratado.

12. Quais os graus de ginecomastia?

Existem 3 graus de classificação sendo importante para definir o melhor tratamento. Basicamente dividimos:

Grau I : aumento pequeno e visível sem excesso de pele

Grau II: aumento moderado com ou sem pele redundante

Grau III: grande aumento da mama e abundante redundância de pele

Apesar dessa classificação o principal aspecto que norteia o tratamento é relação entre tecido mamário e gordura, tendo em vista que a lipoaspiração é uma importante evolução no tratamento do aumento das mamas masculinas.

13. Onde fica a cicatriz da cirurgia de ginecomastia?

Durante a operação de ginecomastia o excesso gordura pode ser retirado com o uso da lipoaspiração. As cicatrizes da lipo são pequenas medindo em média 0,5 cm ficando bastante camufladas.

Para a correção de ginecomastia em que é necessário se retirar tecido mamário das mamas masculinas, é feito um corte na parte de baixo da aréola (chamada tecnicamente de incisão de Webster).

Comparando-se o antes e depois da cirurgia plástica de ginecomastia masculina pode ser até difícil perceber essa cicatriz na parte de baixo da aréola, tendo em vista que ela fica na transição da pele mais escura da aréola e mais clara da mama masculina.

Em casos de doença avançada, podem ser necessárias cicatrizes adicionais para se retirar todo o excesso de pele. Essas cicatrizes podem ser horizontais na mama ou, até mesmo em “T” invertido como na cirurgia para redução das mamas.

14. Porque a lipoaspiração é tão importante para um melhor resultado no tratamento?

O uso da lipoaspiração permitiu uma grande evolução no tratamento das mamas masculinas, tornando as cicatrizes menores e o aspecto final das mamas mais previsíveis e naturais.

Com o uso do lipo podemos retirar além da gordura uma parte do tecido glandular, com necessidade menor de grandes cortes ou cicatrizes que são muito estigmatizantes na mama e tórax do homem.

15. Quem consultar para avaliar minha ginecomastia?

O cirurgião plástico é o especialista médico mais indicado para realizar o tratamento cirúrgico da ginecomastia.  Para diagnóstico e condução clínica dos casos é recomendada uma avaliação com um endocrinologista afim de excluir qualquer causa hormonal ou metabólica nos casos mais complexos.

O uso da lipoaspiração é quase uma rotina durante a cirurgia e somente os cirurgiões plásticos recebem treinamento adequado para realizar lipoaspiração.

Procure sempre um cirurgião plástico especialista para fazer a cirurgia plástica de redução da mama masculina.

16. Quanto custa a cirurgia plástica de ginecomastia?

Como qualquer outra cirurgia plástica, a redução das mamas no homem é sempre um procedimento individualizado, e o tratamento adequado irá depender do grau de comprometimento de cada paciente.

O valor de uma cirurgia plástica irá depender diretamente da qualidade e segurança das instalações em que a cirurgia será realizada. Confira o post: 7 fatos sobre o valor de uma cirurgia plástica.

17. A cirurgia para ginecomastia é coberto pelo plano de saúde?

A cobertura dessa cirurgia plástica  irá depender do convênio e das características do plano contratado por cada paciente.

Saiba mais: Cirurgia plástica pela Unimed Porto Alegre

Procurando um cirurgião plástico para fazer sua cirurgia plástica de ginecomastia?

Baixe aqui o guia gratuito “10 passos para escolher um cirurgião plástico com segurança”.

Qual pergunta sobre ginecomastia você gostaria de ter respondida pessoalmente? Deixe sua pergunta nos campos abaixo que será um prazer lhe ajudar! 

guia-gratuito-escolher-cirurgião-plástico

Espero que esse post do Blog da Plástica tenha ajudado a tirar as suas dúvidas.

2 respostas

  1. Olá dr fiz faz 1 ano uma cirugia a ginecomastia com remoção de caroço mais lipo na axila
    Mas a gordura mesmo estando a fazer dieta esta a voltar como as aurelas mamarias foram cozidas estam a crescer os caroços na lateral do peito ou por cima
    Para nao dizer que sinto um enorme caroço nas axilas
    Que deve fazer?
    Que especialidade
    médica devo consultar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *